Primeira Secretária
Lilian Sholes, nascida na Era Industrial em 30 de setembro de 1850, registrou o marco da profissão ao manusear uma máquina datilógrafa.
Se ela estivesse viva hoje, ela com certeza não ia acreditar que uma simples máquina de datilografia iria dar início à uma nova Era… A Era do trabalho feminino nas indústrias… A Era do Profissional de Secretariado Executivo.
Com certeza ela e o pai dela (Christopher Sholes – quem inventou a máquina) não imaginariam o quanto a biografia desse profissional mudou e evoluiu dentro do mercado de trabalho.
A Evolução da Profissão
Antes dos Anos 50:
- Início do trabalho feminino nas indústrias;
- Datilografia;
- Não era exigida formação na área.
Após a Primeira Guerra Mundial, as mulheres ingressaram no mercado de trabalho por falta de mão de obra masculina, onde seus deveres tradicionais da função de secretária se resumia em taquigrafia e datilografia.
Anos 50:
- A secretária apenas cumpria e executava ordens;
- Sua função era baseada em: agendamentos, atendimentos telefônicos, datilografia, taquigrafia, e anotações de recados.
A secretária era apenas uma simples servente que seguia o modelo da família tradicional da época, onde a mulher recebe ordens e não tem o direito de impor suas opiniões apenas obedecer.
Anos 60:
- Passa a fazer parte do quadro de pessoas da empresa como membro dinâmico e atuante;
- A profissão ganha status.
A secretária vira símbolo de status gerencial, todo gerente tinha uma secretária para auxilia-lo. Nessa mesma década surge o estereotipo de que a secretária é o cartão de visita da empresa.
Anos 70:
- Passa a ser vista como membro ativo da gerência;
- Participa de programas de desenvolvimento;
- Passa a atuar mais na empresa e ser mais respeitada.
Houve a primeira grande mudança na profissão, inicia-se os treinamentos para as secretárias, surgem as associações de classes e as secretárias passam a ter formação superior e entender seu verdadeiro papel.
Anos 80:
- Agora passa a ser reconhecida como braço direito do executivo, assumindo múltiplas funções;
- Deixa de trabalhar somente para o chefe e passa a assessorar a equipe;
- É exigido formação acadêmica.
A profissão passa por mudanças, através da regulamentação, o fortalecimento dos movimentos de classes, com o surgimento da Federação Nacional de Secretários e Secretárias - FENASSEC criada no dia 31 de agosto de 1988 e dos sindicatos estaduais.
Anos 90:
Desde os anos 90 a profissão evoluiu de uma forma significativamente grande, depois de 2 fatores: A chegada da Internet no Brasil em 1977 e o poder informacional de ´´hackear```toda a empresa, que foi o fator principal que nos permitiu atuar mais estrategicamente sermos parceiros de negócio de grandes executivos da empresa.
Nos dias de hoje:
- O profissional continua conhecido como braço direito dos executivos, porém com maior amplitude de autonomia e nas tomadas de decisões;
- O profissional passa de ´´multi-tarefa`` para ´´multi-potencial``;
- A confiança passa a ser o pilar principal de sustentação de seus trabalhos no processos decisórios;
- O profissional planeja, organiza, coordena, gerencia, controla e executa em um mesmo espaço de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário